terça-feira, 16 de outubro de 2012

Por onde anda este Jogador: João Alberto Tanajura

João Alberto Tanajura  


João Alberto Tanajura, filho de Tobias Tanajura e Aída Cardoso Tanajura, nascido em Paramirim. É pai de quatro filhos, inclusive é pai de Flávio, (Zagueiro que atuou pelo Vitória, Sport, América Mineiro, Paysandu e por último jogou no Flamengo/RJ). 

 Tanajura foi convidado por Dilermando para jogar em Ipiaú, posteriormente transferido para o Flamengo (Jequié) e em seguida atuou pela Seleção de Jequié disputando o Campeonato Baiano em 1970, sagrando-se vice-campeão e artilheiro com 22 gols.  Jogou também no Bahia por um período de um ano. Teve carreira curta, pois operou dos meniscos e não teve êxito.

 Fato Pitoresco: Em Paramirim, treinando no campo da "Lixa" (ao lado do Colégio Paramirim), ele naquela época fez uma lambreta em cima de Osman (nosso  irmão), Zagueirão duro, do tipo de "Gentil"(atleta de Água Quente), de tão emocionado com a beleza do lance acabei batendo palmas. Eu estava iniciando minha carreira esportiva e não era moleza, dava minhas cacetadas também, além de, modéstia á parte, conhecia um pouco de futebol. Então, Osman no momento não disse sequer uma palavra, em seguida terminou o treino e fomos embora pela "Rua de Trás", onde se encontra o prédio dos Correios. Ao chegar defronte ao portão dos fundos de minha casa, recebi um tapa nas costas (de Osman) e de ponto ele me disse: "Seu molequinho não faça mais aquela palhaçada batendo palmas." Levei aquele susto e me piquei portão adentro. Até hoje me lembro com saudades desse episódio. A partir daquele instante passei a ter mais cuidado com brincadeiras perto de Osman. Eheheheh!

Dilermando e João Tanajura

O visitante do nosso Site, o senhor Antônio Luiz Tanajura colabora com o Site ao nos enviar para publicar o texto acima juntamente com as imagens.

O Estádio de Paramirim chama-se João Alberto Tanajura, homenagem ao ilustre filho.

Se você conheceu, ou jogou contra ou ao lado de João Alberto Tanajura, deixe aqui o seu comentário. Se tiver alguma história e queira deixar registrada, o momento é agora, o lugar é aqui.

10 comentários:

  1. Era um craque, mas quando jogava contra Agua-Quente e eu pegava no pé dele a coisa era braba. Normando

    ResponderExcluir
  2. Complemento da matéria: Tanajura (Dua) reside atualmente em Salvador. Tornou-se evangélico e está de bem com a vida, amén!
    Ele e Dilermando foram chamados de "dupla infernal", pelo radialista França Teixeira, da radio cultura/Ba. Aqueles que tiveram oportunidade de jogar c/ambos ou contra sabem que eles
    amedrontavam os adversários. A imprensa na época noticiou que
    havia um clube italiano interessado em contratá-los (tenho recorte de jornal guardado).
    Parabéns a Luiz Bill pela bela reportagem.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente gostaria de agradecer a Luiz Bill e Antonio Luiz por essa homenagem. São bons tempos, boas memórias. São lembranças que jamais serão esquecidas. Estou muito feliz!

    Sim, atualmente resido em Salvador/BA, estou aposentado e congrego na Igreja Comunidade Vida em Jesus, onde faço trabalhos comunitários com o pastor João Batista.
    Aproveitando o momento, gostaria de relembrar também uma partida contra Livramento, uma goleada de 4x1, eu e Dilermando a dupla "infernal" que agora é "angelical".

    Voltarei a contar mais lembranças daquele tempo.

    Um muito obrigada e um abraço.
    Att: João Alberto Tanajura (Dua)

    ResponderExcluir
  4. Que resgate! Não vi as glórias do ADJ, comandadas pelo Tanajura. Sei que seu nome estará, para sempre, nos almanaques de futebol e o nome de Jequié, também lá figurará, por consequência.
    Tenho curiosidade por informações mais detalhadas, uma ficha técnica sobre ele. Como não há uma página no Wikipedia pra ele? Tá faltando alguém da família pensar nisso.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Bill pela reportagem com essa dupla de atletas, que engrandeceram o nome de Paramirim e ficará ha história do futebol do sertão. Futebol era dessa época. Também fui atleta e cansava de marcar as áreas do campo,nas manhãs de domingo, com areia e "tabatinga", para à tarde apresentar nosso belo futebol, sem interesses vís. O que vc. vê hoje: só malandragem
    glamour e perna de pau.
    Prestem atenção jovens do interior: Procurem saber sobre a biografia dessa dupla e vocês irão ver o que é geração sadia.
    Parabéns a Tanajura e Dilermando pelo notável exemplo que deram às futuras geraçoes. Foram dois atletas invejáveis no futebol baiano, despidos de qualquer vício.Que Deus abençoe aos dois !

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de dizer da minha alegria e orgulho do meu Pai,nasci também em Jequié em 1975,e sinto saudades de quando pequeno fui poucas vezes mas marcantes, em Paramirim e Livramento.Sou grato também a Antônio Luis(Tõe), de poder ouvir e compartilhar destas histórias, aprender com o passado e reconhecer nossas origens, sabendo que, geralmente, alguém que alcança o sucesso e que faz história, na maioria das vezes tem os seus fundamentos firmados em suas origens, em sua família e em seu carater forjados pelas escolhas de suas referências e pelos momentos de sofrimento, lutas mas também de vitórias e alegrias.

    Flávio Tanajura. Ex-atleta e hoje Dirigente do Esporte Clube Vitória.

    ResponderExcluir
  7. Tanajura foi artilheiro do campeonato baiano em 1970, c/22 gols, atuando pelo Jequié. Se não me engano, segundo a revista
    PLACAR, ele foi artilheiro c/maior número de gols feitos no ano em todo Brasil. Com a copa do mundo em 70 ele não teve a divulgação merecida.

    ResponderExcluir
  8. Sim Flávio, seu pai teve um ótimo alicerce, pois oriundo de uma familia digna e honrada.Normando

    ResponderExcluir
  9. Ola´Bill.Grande homenagem a um dos maiores jogadores da Bahia em todos os tempos,caridoso e impoluto.De um família de craques,Léo, Tõe Luis,Osman, ele é a estrela maior.Cheguei a treinar com ele e a jogar com Léo e Tõe Luis,e garanto que fizemos histórias.Quando comecei a jogar em Paramirim o ABC do futebol era: Imitem Tanajura(Dua) e Dilermando e terão sucesso.Eles marcaram época dando shows na difícil arte de jogar. Abraços: Sonzinho de Tõe Neguinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Sonzinho ! Você disse tudo, nada a acrescentar.

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário